quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO: UMA PERSPECTIVA ACESSÍVEL DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DE JEAN PIAGET

F.L.F. Costa¹; J.A.N.Oliveira²; R.C. Silva³.
Francisco Laylson Freitas da Costa, aluno do curso de Licenciatura em Matemática¹; Jonas Abelardo Nogueira de Oliveira, aluno do curso de Licenciatura em Matemática² ; Rita de Cássia da Silva, aluna do curso de Licenciatura em Matemática³
1,2,3 IFRN – Campus Mossoró
Orientadores: Me José Rildo de Oliveira Datnas – IFRN – rildo.dantas@ifrn.edu.br
Esp. Luiz Antonio da Silva dos Santos – IFRN – luizantonioantos@hotmail.com


RESUMO
Este trabalho refere-se à prática pedagógica aplicada no projeto integrador I, do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN, campus Mossoró. Realizado com a turma do 2° período do curso de Edificações do IFRN, Campus Mossoró e teve como tema; Trigonometria no triângulo: Uma perspectiva acessível de Ensino e Aprendizagem à luz da teoria de Jean Piaget, abordando uma interdisciplinaridade da Matemática com Psicologia da Educação à luz de Jean Piaget, com a finalidade de ensinar aplicações do teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triangulo retângulo e lei dos senos e cossenos. Elaboramos uma aula expositiva, utilizando o jogo como forma de integrar uma atividade lúdica ao processo de ensino-aprendizagem. Ao concluir a experiência formativa revelou-se a importância de se aplicar novas práticas pedagógicas dentro de sala de aula, possibilitando ao aluno absorver o conteúdo de maneira, mas fácil e clara. O estudo assume uma abordagem de investigação de cunho qualitativo, baseado na observação e participação. Portanto, adotamos como procedimentos metodológicos a realização de leituras teóricas, observação em sala, leitura de registros, fotografias e outros mecanismos de geração de dados. Para a construção deste trabalho adotamos os seguintes autores: DANTE (2008); GIOVANNI, (2013); PIAGET (2010). Ao final da aula apresentada foi possível comprovar que a utilização pedagógica do jogo em uma visão interacionista do autor Jean Piaget, além de aperfeiçoar e ampliar os propósitos pedagógicos permite a construção de estratégias, fomenta a criatividade e amplia e contribuiu para um significativo desenvolvimento no processo de aprendizagem. 

1.INTRODUÇÃO


Figura 1 – Jean  Piaget.
Ao estudarmos o triângulo retângulo e suas particularidades, podemos reconhecer e entender todas as propriedades que o cercam. Aplicações como o Teorema de Pitágoras e as razões trigonométricas no triângulo retângulo, nos possibilitam um maior entendimento matemático e geométrico de problemas comuns, não só no ambiente de trabalho de alguns profissionais, como os técnicos em edificações (turma a qual o projeto foi direcionado), mas também problemas recorrentes do nosso cotidiano. À luz do psicólogo Jean Piaget; onde propõe uma escola sem coerção, na qual o aluno é convidado a experimentar ativamente, para reconstruir por si mesmo, aquilo que tem de aprender, foi utilizada a prática lúdica, usando o jogo e a paródia para que houvesse a interação do aluno com o meio, proporcionando uma significativa melhora no aprendizado.


Figura 2 – Aplicação do Jogo Trigonométrico (Bingo). 
2. METODOLOGIA


O estudo promove uma abordagem de investigação de cunho qualitativo, baseado na observação e participação. Contudo,adotamos como procedimentos metodológicos a realização de leituras teóricas, observação em sala, leitura de registros, fotografias e outros mecanismos de geração de dados. Tendo como principais interlocutores os seguintes autoresDANTE (2008);GIOVANNI,(2013); PIAGET (2010). 



           Figura 3 – Tabela de Ângulos notáveis


Figura 4 – Paródia jingle bells


3. RESULTADOS ALCANÇADOS/ESPERADOS

Ao final da aula apresentada foi possível comprovar que a utilização pedagógica do jogo em uma visão interacionista do autor Jean Piaget, além de aperfeiçoar e ampliar os propósitos pedagógicos permite a construção de estratégias, fomenta a criatividade e amplia e contribuiu para um significativo desenvolvimento no processo de aprendizagem. 

4. CONCLUSÃO

A referida experiência formativa, demonstrou a eficácia da aplicação de práticas pedagógicas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como sujeito ativo de seu aprendizado, proporcionando de maneira lúdica e produtiva uma aula dinâmica e interativa, culminando na fomentação e  sedimentação do conteúdo trabalhado.

Figura 5 – Apresentação da Prática pedagógica do Projeto Integrador I

REFERÊNCIAS 

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e  aplicações. Ática, 2008.
BONJORNO, Jose Roberto; GIOVANNI, Jose Ruy; SOUSA, Paulo Roberto Câmara. Matemática uma nova abordagem: Trigonometria. FTD, 2013.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget: Coleção Educadores. Recife: Massangana, 2010.














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